segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fisioterapia na Gravidez


A fisioterapia aplicada a obstetrícia dispõe de recursos diversos para ajudar a gestante a atravessar esta fase tão bonita da vida de uma maneira mais saudável.
As transformações no corpo da mulher durante a gravidez podem trazer sintomas e desconfortos variáveis.

As principais alterações são:

- Desvios posturais
Com o aumento do volume da barriga, há um deslocamento do centro de gravidade no corpo da mulher, trazendo uma redistribuição das forças que atuam no corpo e assim a resposta muscular também. Simultaneamente, vai aumentando a lordose (curvatura da coluna lombar),o que pode resultar em dores nas costas pelo maior tensionamento dos músculos para-vertebrais. Outros desvios presentes incluem na coluna cervical e cabeça, plantificação do pé (pela redistribuição do peso e forças no corpo).


- Artralgia (dor nas articulações) no quadril e sínfise púbica principalmente, decorrente do reajuste articular.

- Sobrecarga em joelhos
A medida que a gravidez avança, com o aumento e a redistribuição do peso, deslocamento do centro de gravidade, ocorre hiperextensão dos joelhos ("ficam mais esticados"), podendo serem sobrecarregados e resultar em dor.

- Edema (inchaço)
As queixas de edema ocorrem principalmente na fase final da gestação, trazendo desconforto e tornando as articulações mais rígidas.

- Síndromes Compressivas
Maior predisponibilidade ao desenvolvimento de Síndromes Compressivas, como a Síndrome do Túnel do Carpo.

- Instabilidade articular
Além de todas as alterações músculo-esqueléticas características da gravidez, a alteração dos níveis hormonais também acaba por alterar a função articular. O hormônio relaxina, aumentado na gravidez com picos variáveis dependendo do mês gestacional, favorece a "frouxidão ligamentar", trazendo instabilidade articular.

Ufa, quantas coisas hein ? Mas não se assuste pois a vivência da gravidez é uma experiência única, modificando de mulher para mulher a presença ou mesmo intensidade de certos desconfortos ou sintomas desagradáveis. Mas conhecer estas alterações é importante para que a mulher saiba reconhecê-las e buscar ajuda especializada para atenuar e solucionar boa parte destes desconfortos.
A fisioterapia na gravidez visa não apenas tratar estas alterações e sintomas, como também utiliza recursos de preparação para o parto. São alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular, exercícios para incremento da flexibilidade e exercícios respiratórios e de relaxamento, que vão ajudar a futura mamãe a ter uma gravidez mais saudável e fazer o enfrentamento do parto de maneira mais consciente e preparada.