segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fisioterapia Domiciliar


Por diferentes motivos você pode optar pelo tratamento domiciliar: comodidade, conforto do lar, dificuldades de transporte, tempo gasto no deslocamento, privacidade,  flexibilidade de horários, etc.

Pois a Fisiolar conta com uma equipe estruturada para realizar atendimentos domiciliares na maior parte das regiões da cidade (consulte bairros atendidos).


Além de ter a disposição o atendimento de qualidade dos profissionais, o paciente não fica tão distante assim dos recursos que temos em clínica, pois levamos até sua casa materiais e equipamentos para otimizar a terapia.

 
Ligue e agende uma visita: 3572-7216.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Superação


Vale a pena ver o vídeo sobre a história deste rapaz de Curitiba, contada no Caldeirão do Huck e repassada hoje na tv. Ítalo teve amputação bilateral dos membros inferiores aos 11 anos de idade em decorrência de um acidente de trem e 10 anos após o acidente dá um show de vida, de felicidade, de superação. Uma história que é capaz de inspirar um campeão da mega-rampa. Assim como uma história que é capaz de inspirar uma criança cadeirante, que encara suas próprias dificuldades decorrentes da sua doença. Enfim, uma história inspiradora para todas as pessoas, não importa quais sejam suas limitações, seus medos, suas dores, seus próprios desafios. Uma verdadeira história de VIDA.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Escolha do Calçado no Esporte


Seja um esportista de plantão ou de ocasião, é importante estar atento à escolha do calçado na hora de praticar uma atividade física ou esportiva.

É muito comum a escolha do calçado estar baseada apenas na questão da moda e design ou mesmo do preço. No entanto é preciso considerar os prejuízos que um calçado inadequado pode trazer.

Para quem realiza atividades físicas, primordial é observar alguns quesitos a mais, como o sistema de amortecimento, a durabilidade, estabilidade, leveza e flexibilidade.

Se seu objetivo é apenas uma caminhada simples, um tênis confortável pode até ser suficiente. Mas para fazer uma trilha é bom estar atento a estas dicas:

Para uma trilha leve, aquela não muito longa e feita em terreno mais plano e sem obstáculos, você pode optar por um tênis de cano médio ou baixo com uma estrutura mais flexível. A vantagem do cano médio é que evita que pedrinhas entrem no seu tênis durante a trilha. Agora, se seu objetivo é fazer uma trilha mais radical, em terreno irregular, com obstáculos, erosão, ou mesmo uma trilha mais prolongada onde acaba carregando junto uma mochila com algum peso, o ideal é optar por um calçado de cano médio ou alto. O solado mais espesso e rígido e a construção mais rígida, dão mais suporte e sustentação ao tornozelo, evitando torções. Atente também para um solado que confira uma boa aderência. Em geral, os tênis de trekking são desenvolvidos para exercerem bem a função antiderrapante, além de possuírem sistema de amortecimento que favorece a flexibilidade do pé

Seja qual for sua opção, não esqueça das meias de algodão e o cuidado com as unhas, que devem estar bem aparadas. Cuidados simples que podem evitar desconforto ou mesmo bolhas ou machucados nos pés.

Mas tudo bem, se você não é um mochileiro de plantão, e quer mesmo é praticar esportes de cidade, vamos saber um pouco mais sobre detalhes que podem fazer diferença no seu desempenho ou mesmo segurança em alguns esportes:

Para o basquete, a sustentação nos tornozelos é fundamental. Os canos longos ajudam na proteção e evitam torções.

Se você é praticante de skate, lembre que manter-se em cima dele é fundamental !! Então atenção redobrada ao solado, que pode ser mais largo que o usual, conferindo assim mais aderência. Cuidado também com a escolha do material. A resistência do material do calçado como um topo é importante, afinal este é o tipo de esporte que favorece muito o atrito do calçado seja com a lixa do próprio skate, ou mesmo em choques contra obstáculos, parede, ou mesmo quedas.

E como estamos na terra do futebol e a copa vem aí, não podemos esquecer delas, as chuteiras. As chuteiras com travas são para futebol de campo ou de grama sintética, as sem travas são para o futsal. No caso das chuteiras de grama sintética, as travas são um pouco menores que as de grama normal, já que a própria grama sintética já prende um pouco o movimento. Quanto às chuteiras de campo, vai depender da sua posição no jogo. Existem chuteiras de 6 travas, ideais para goleiros, zagueiros e atacantes. As travas são grandes, espaçadas e entram mais profundamente no gramado, criando maior estabilidade para jogadores que não costumam correr tanto e precisam parar bruscamente. Já as chuteiras com 13 travas, (algumas com menos, mas em média acima de 10) são indicadas para laterais e meio campistas, ou seja, jogadores que necessitam de velocidade e conforto.
No caso de chuteiras society e de futebol de salão, o que altera é o solado, que na maioria das vezes possui uma placa de EVA para auxiliar no amortecimento, pois o solo de um campo society ou futsal é mais rígido por natureza.
As chuteiras de society possuem várias travas de borracha curtas distribuídas por todo o solado. Procure optar pelas mais macias. As chuteiras de futsal são comumente de uma borracha de tom amarelado e possuem uma característica chamada “non-marking”, para que a borracha não marque a quadra, é por este motivo também que a maioria das chuteiras não possuem solado com borracha escura. As melhores chuteiras de futsal também possuem um círculo chamado “ponto de giro”, que auxilia o jogador quando o mesmo deseja girar o corpo rapidamente, reduzindo o risco de torções.
Pois é, e você achando que o mundo do tênis se resumia a marcas e cores não é mesmo ? Que nada, amortecimento, leveza, mobilidade, durabilidade, aderência, boa ventilação, são todos itens importantes a serem analisados. Além de todas estas dicas, outros pontos podem ser levados em consideração para se fazer a melhor escolha, que vão desde o formato do pé, o peso do corredor e nível de atividade e treinamento daquela atividade.
Para sua escolha ficar ainda mais completa, você pode escolher o solado baseado no seu tipo de pisada. O tipo de pisada está relacionado à maneira como seu pé fica posicionado durante a marcha. Ele pode ficar em posição neutra, rodar para fora ou mesmo para dentro. Um fisioterapeuta poderá fazer a avaliação do seu tipo de pisada e ajudar você na melhor escolha, levando em consideração não apenas sua pisada mas todos estes itens já mencionados antes.
E aí, já cansou de procurar o calçado ideal para você ? Pois é, a maratona já começa na compra, não é mesmo ?
Então agora, da próxima vez que você for ao shopping comprar seu próximo calçado para prática esportiva, não esqueça que cor e design são importantes para os olhos, mas que não podemos esquecer dos pezinhos que lá dentro estão, e do corpo que eles sustentam. No caso de dúvidas, procure o seu fisioterapeuta. Com certeza ele poderá ajudar e muito na escolha do calçado mais acertado para você.