terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ministério da Saúde e Indústria acordam diminuição do sal de alimentos industrializados


O Ministério da Saúde firmou mais um compromisso para redução do sódio nos alimentos industrializados no dia 28 de agosto último (hoje). O objetivo é melhorar a qualidade da dieta dos brasileiros, diminuindo a ingesta diária de sal e promovendo assim hábitos mais saudáveis. 

O plano de redução do teor de sódio em diversas categorias de alimentos já está em sua terceira etapa de negociação dos termos de redução do sal.  As duas etapas anteriores tiveram como alvo a redução do sódio de alimentos como macarrão instantâneo, bisnaguinhas, maionese, batatas fritas e batatas palha, pão francês, bolos prontos, as misturas para bolos, salgadinhos de milho (chips), maionese e biscoitos doces e salgados.

Esta é uma estratégia que visa a diminuição gradual do sódio ao longo dos anos, e espera-se alcançar até 2020 que o patamar diário do brasileiro fique abaixo dos 5 gramas diários recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Lembrando que o consumo excessivo de sal é um dos grandes contribuintes para o desenvolvimento da hipertensão arterial (pressão alta).

Excelente notícia para a saúde da população.


Nenhum comentário: